top of page

Tipos de Organizações


Há várias formas de classificar os tipos de organizações, através do “tamanho, natureza jurídica, área de atuação” ou por tantos outros critérios. Entretanto, os principais tipos de classificação são: governo, empresas e organizações do terceiro setor – segundo o setor de economia.

O governo atua na administração do estado, ou melhor, abarca as organizações de serviços públicos com objetivo de prestar serviços aos cidadãos através das “arrecadações de impostos, produção de leis, defesa, justiça, educação diplomacia e segurança pública, entre outras”. Ou seja, é uma entidade jurídica que coloca em ordem a vida dos cidadãos de um país ou nação por meio dos órgãos da administração publica direta (ministérios e secretarias, por exemplo), fundações, autarquias (como universidades públicas) e empresas estatais.

Já com objetivo de obter lucro, uma empresa é uma organização de negócios podendo, até mesmo, ser de economia mista, como a Petrobras ou o Banco do Brasil que são inciativas do governo, cuja ações pertencem ao governo e as pessoas.

Ao todo, são criadas por investidores através do capital aplicado que pode ser dividido em ações (como o exemplo acima) através da compra por empresários ou por pessoas de negócio, simplesmente.

Por último, tem-se o chamado terceiro setor que são organizações sem finalidade lucrativa por origem da sociedade visando a utilidade pública, sem relação com o governo.

Estas organizações dirigem-se a causas como “educação, assistência médica, desenvolvimento humano e comunitário”, ou seja, dedicam-se a causas de interesse social – chamadas de organizações não governamentais.

Todas as organizações mencionadas, cada uma com suas características, atuam com o objetivo de fornecer aos consumidores todos os tipos de produtos e serviços.


Fonte: Transforma Soluções Contábeis.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page